quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Operação da Cetesb vistoria 659 veículos a diesel por fumaça preta em Guarulhos

Operação da Cetesb vistoria 659 veículos a diesel por fumaça preta em Guarulhos


Operação da Cetesb vistoria 659 veículos a diesel por fumaça preta em Guarulhos | Foto: Ivanildo Porto
Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) fizeram uma operação em 22 pontos do estado para fiscalizar os veículos a diesel que emitem fumaça preta. Em Guarulhos, a ação foi realizada na divisa do município com Mairiporã, e resultou em 659 caminhões e caminhonetes avaliados, dos quais 18 foram multados. Em todos os pontos, a Cetesb verificou 42.916 veículos a diesel, o que resultou em 979 multas aplicadas.
A operação é realizada anualmente pela Cetesb nos meses mais frios, quando as condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes atmosféricos. O objetivo é reduzir as emissões de caminhões, ônibus, vans e picapes, que respondem por cerca de 29% das 4.460 toneladas de material particulado lançadas anualmente na atmosfera na Região Metropolitana de São Paulo.
Além de Guarulhos, outros 21 pontos nas cidades de São Paulo, Cubatão, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Osasco, Embu, Sorocaba, Santos, Araçatuba, Botucatu, Araraquara, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru, Campinas, Taubaté, Ribeirão Preto e região do ABC foram fiscalizados nesta quinta-feira.
Multas – Para aplicar as multas, os técnicos realizaram aferição das emissões por meio de um instrumento denominado Escala de Ringelman. Trata-se de um cartão com um orifício ao redor do qual estão impressos cinco padrões de cinza, do mais claro até o preto, por meio do qual o técnico faz a comparação visual da fumaça.
Se a cor da fumaça corresponder aos padrões 3, 4 ou 5 da escala, o veículo será multado. O valor da penalidade é de 60 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp), que corresponde a R$ 1.208,40. Após vinte dias, o veículo poderá ser multado novamente. O valor da multa dobra a cada reincidência, podendo chegar a 480 Ufesps. Na quinta reincidência ou um ano após a última infração, a multa volta a ser de 60 Ufesps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário