Ex-senadora da Rede deve ser confirmada candidata a presidente nesta quarta, no lugar de Eduardo Campos
Marina Silva, que deverá ser oficializada a candidata do PSB a presidente da República, já empata com Aécio Neves (PSDB), no primeiro turno, e venceria Dilma Rousseff (PT), no segundo, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda (18).
Marina, que estará em Guarulhos em setembro, já aparece com 21% das intenções de voto. A última pesquisa, de julho, dava apenas 8% para Eduardo Campos.
Mas a ascensão de Marina não se deu às custas de seus adversários diretos. Com 21%, ela está empatada tecnicamente com Aécio, que continuou com os mesmos 20% da pesquisa anterior.
Dilma também manteve a mesma pontuação de julho, ou seja, 36%.
Os votos de Marina ocorreram graças à migração dos indecisos, que caíram de 14% para 9%, e dos que votariam em branco ou nulo, que caíram de 13% para 9%.
A grande novidade está na projeção do segundo turno – que se torna praticamente certo com a entrada de Marina na eleição.
Se o segundo turno fosse hoje, Marina venceria Dilma por 47% contra 43%. Contra Aécio, Dilma teria 47%, contra 39%.
O Datafolha constatou também que a popularidade de Dilma subiu em agosto..
Seu governo tem hoje 38% de avaliações ótimas ou boas, contra 32% em julho. A avaiiação ruim/péssimo caiu de 29% para 23%.
Ainda assim, Dilma segue sendo a candidata mais rejeitada. Segundo o Datafolha, 34% não votariam nela de jeito nenhu. Marina Silva tem apenas 11%, e Aécio, 18%.
A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 14 – nos dois dias seguintes à morte de Eduardo Campos – com 2.843 entrevistas em 176 municípios brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário