Encontro De Dança De Guarulhos Começa Neste Fim De Semana No Teatro Adamastor
Encontro De Dança De Guarulhos Começa Neste Fim De Semana No Teatro Adamastor
De 2 a 17 de agosto, a Secretaria de Cultura realiza no Teatro Adamastor Centro o Encontro de Dança de Guarulhos. O evento tem o objetivo de identificar e divulgar manifestações cênicas relativas à linguagem da dança, promovendo o intercâmbio entre os artistas e a comunidade com espetáculos para todos os públicos e workshops de dança, com entrada gratuita.A abertura do Encontro acontece neste sábado, às 19 horas, com a apresentação da performance “I-Moralidade”, da Escola Viva de Artes Cênicas, com concepção e interpretação do bailarino Tony Riber e orientação de Felipe Cirilo e Ana Lúcia Gouveia. Em seguida, às 20 horas, será apresentado o espetáculo convidado “Platô”, da InSaio Cia. de Arte.
O evento de dança terá a participação de companhias da cidade e alguns convidados, como o Coletivo Shop Suí, que apresenta os espetáculos “Black out” e “Meu doce estimado” no dia 8 de agosto, às 21 horas.
Encontro De Dança De Guarulhos Começa Neste Fim De Semana No Teatro Adamastor
Como parte do encontro será realizada a programação “Cena.com Partilha”, projeto da Cultura, que, em agosto, propõe ações formativas com partilhas de processos criativos de quatro companhias destacadas na edição 2013 do evento: Centro de Dança Yara Ciconi, Cia. Estável Selma Roth, Cia. Khalina Aymelek, e Corpo Urbano em Movimento.
O Encontro de Dança de Guarulhos 2014 terá mediação de Edson Santos e Fernanda Perniciotti e, sempre ao final de cada dia, as companhias realizarão bate-papos sobre os trabalhos apresentados.
Encontro De Dança De Guarulhos Começa Neste Fim De Semana No Teatro Adamastor
Confira a programação completa:
2 de agosto / sábado
Encontro De Dança De Guarulhos Começa Neste Fim De Semana No Teatro Adamastor
19 horas – I-moralidade – Escola Viva de Artes Cênicas (Participação especial)
Investiga a influência dos códigos morais que compõem a vida em sociedade, tendo como base as relações do trabalho, da religião e da educação. Dança Contemporânea. Duração: 15 minutos. Indicação: 12 anos. Concepção e interpretação: Tony Riber. Orientação: Felipe Cirilo e Ana Lúcia Gouveia.
20 horas – Platô – InSaio Cia. de Arte (Espetáculo convidado)
Corpos que se reencontram no tempo e no espaço. Trajetos que se acompanham por muito tempo, desviam e voltam a se tocar. Pensar as diferenças enquanto os caminhos são traçados. É no cruzamento da textura destes diversos discursos que delicadezas e memórias criam o desejo de outras perspectivas. Não se parte mais de onde parou. É preciso haver inversões, reversões, um outro tempo.“É no cume da montanha que o percurso começa.” (Michel Serres) Gênero: Dança Contemporânea. Duração: 50 minutos. Indicação: 14 anos. Direção: Cláudia Palma. Intérpretes: Armando Aurich e Claudia Palma.
3 de agosto / domingo
13 horas – Dança Árabe: um tributo ao Brasil – Cia. Dance’s Life
A dança do ventre foi trazida para o Brasil no final do século XIX pelos árabes, originários principalmente da Síria e do Líbano. A proposta da companhia é apresentar, através da dança do ventre, um espetáculo em que alia-se música, movimento, alegria, delicadeza e homenagem ao Brasil, pois trata-se de uma expressão poética do corpo que unirá tradições do Oriente Médio com raízes brasileiras. Gênero: Dança do Ventre. Duração: 20 minutos. Indicação: Livre. Coreógrafa: Andréia Praça.
16 horas – Por detrás da porta – Núcleo de Dança Luana Rodrigues
O espetáculo busca retratar possíveis fragilidades, medos e desejos que permeiam a vida íntima das pessoas e ilustra diferentes personalidades adotadas por estas, diferenciando a vida íntima da vida social. Gênero: Dança Contemporânea. Coreografia: Felipe Guedes. Direção: Luana Rodrigues. Duração: 25 minutos. Indicação: Livre.
16h30 – Entre oitos e shimmies: Caminhos da Dança do Ventre – Cia. Khalina Aymelek (Participação especial – Cia destaque do Encontro de Dança 2013)
A partir de uma mistura de coreografias modernas e antigas, a companhia pretende mostrar os caminhos que a dança do ventre percorreu desde as origens folclóricas até a contemporaneidade cênica. Gênero: Dança oriental cênica. Direção: Khalina Aymelek. Duração: 20 minutos. Indicação: Livre.
20 horas – Rincón de España – Estúdio Aliento
A companhia apresenta diversos ritimos de dança flamenca e canto pasodoble tradicional e contemporâneo. Gênero: Flamenco e Pasodoble. Direção: Aless Gutiérrez. Duração: 50 minutos. Indicação: Livre.
8 de agosto / sexta
21 horas – Black Out/ Meu Doce Estimado – Coletivo Shop Suí (espetáculo convidado)
O coletivo apresentará um espetáculo com duas coreografias diferentes: Black Out e Meu Doce Estimado. “Black Out” relata a tormentas de um ser nas últimas horas de sua existência. Já, “Meu Doce Estimado” fala sobre a relação entre dois indivíduos estagnados pela rotina e que encontram dificuldades de comunicação. Esta dificuldade os leva para um universo mais visceral, onde atitudes humanas e animais se perdem na realidade estabelecida. Gênero: Dança Contemporânea. Direção: Fernando Martins. Duração: 60 min Indicação: 12 anos.
9 de agosto / sábado
13 horas – Héstia Guardiã do Fogo Sagrado – Cia. Brilho do Sol
Héstia é a personificação grega do fogo sagrado. Cortejada pelos deuses, especialmente por Apolo e por Netuno, ela rejeitou todas as propostas amorosas e pediu ao irmão Zeus que protegesse sua virgindade. Gênero: Dança do Ventre. Direção: Andréia Marinelli. Duração: 45 minutos. Indicação: 14 anos.
16 horas – Cores da Ilusão – Cia. de Dança by Zaico
Um homem em conflito com seus sentimentos e tomado pela solidão busca entender suas origens e as origens da mulher amada. Gênero: Danças Ciganas. Coreografia e direção: Zanara. Duração: 30 minutos. Indicação: Livre.
18 horas – É o que tem pra hoje! – Cia. 3 + Um
Um exercício de dança que busca nas referências familiares argumentos que colaborem no diálogo entre anseios, desejos e responsabilidades que permeiam a realidade das intérpretes. Gênero: Dança Contemporânea. Direção: Ana Lúcia Gouveia. Duração: 20 minutos. Indicação: livre.
19 horas – Vai ser triste ao meio-dia – Grupo Metades
A partir da autobiografia do bailarino, uma sequência de fatos de seu cotidiano são postos a prova e seus sentimentos mais íntimos e secretos são revelados em apenas uma verdade: o amor. Gênero: Dança Contemporânea. Coreógrafo e bailarino: Hélio Lima. Duração: 20 minutos. Indicação: Livre.
21 horas – Débora, a batalha da vida – Cia. Estável Selma Roth (Participação especial – destaque do Encontro de Dança 2013)
O espetáculo traz a história de Débora, que segundo o livro bíblico Juízes, foi a primeira figura feminina a liderar um exército.. Gênero: Estilo Livre. Direção: Selma Roth. Duração: 25 minutos. Indicação: 12 anos.
15 de agosto / sexta
20 horas – Núcleo Isbá – Liceum de Dança de Guarulhos (Participação especial)
A valorização do folclore bielorrusso, por meio de um ballet que apresenta, em quatro atos, costumes típicos dessa comunidade. Gênero: Danças folclóricas da Bielorrússia. Direção: Nicolay Gregorovitch Chocianowicz. Duração: 60 minutos. Indicação: Livre.
16 de agosto / sábado
14 horas – Rainha Morta, ornamentos perecíveis – -1| Coletivo
Portugal. Século XIX. Pedro I e Inês de Castro protagonizam um enredo amoroso trágico permeado por disputas pelo poder. O fim trágico da narrativa desemboca no assassinato de Inês, transformando-a em uma Rainha póstuma. Gênero: Dança contemporânea. Concepção coletiva. Duração: 30 minutos. Indicação: Livre.
16 horas – Descendo o rio – Grupo Boilado
O grupo apresenta um espetáculo que mescla aspectos regionais do folclore brasileiro, com destaque para as lendas amazônicas do boi e do boto. Gênero: Danças folclóricas. Coreografia: Tais de Andrade. Duração: 25 minutos. Indicação: livre.
18 horas – A Cidade Desencantada – Núcleo Cênico OS4
As fases da vida e as formas de se despedir dela. As sensações sobre infância, juventude, fase adulta e velhice. Numa perspectiva diversificada, consideram-se as subjetividades da vida, com intuito de trazer ao espectador reflexões sobre questões existenciais. Gênero: Dança Contemporânea. Duração: 30 minutos. Indicação: Livre.
20 horas – Macondo – Cia. Khalina Aymelek
Por meio de uma simbiose corporal da dança cênica com as possibilidades melódicas da percussão erudita, a companhia aborda a solidão que permeia o universo das personagens que vivem isoladas na aldeia de Macondo, na obra “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Márquez. Gênero: Dança oriental cênica. Direção coreográfica: Khalina Aymelek.. Direção musical: Moisés Pantolfi. Duração: 30 minutos. Indicação: 14 anos.
17 de agosto / domingo
14 horas – Utopia – Cia. Insano Movimento
O espetáculo narra várias partes do sonho de um garoto, e representa através da dança um mundo lúdico de florescimento, loucura, anseios, dor e amor. Gênero: Dança Contemporânea. Direção: Matheus Pamplona. Duração: 45 minutos. Indicação: 12 anos.
16 horas – Id – Cia. de Dança Araci Guerra
O ego busca substituir o prazer irrestrito pelo princípio de realidade. Ele representa a razão oposta do Id, que é caracterizado pelas paixões. Gênero: Neoclássico / Contemporâneo. Direção: Araci Guerra. Duração: 20 minutos. Indicação: Livre. Direção: Araci Guerra.
18 horas – A Flauta Mágica – Centro de Dança Yara Ciconi (Participação especial – destaque do Encontro de Dança 2013)
Para conquistar os familiares de sua amada, Luke usa uma flauta mágica capaz para enfeitiçá-los, mas suas tentativas são frustradas e, revoltados, todos do vilarejo querem condená-lo à forca. Ballet Clássico. Direção Yara Ciconi. Duração: 60 minutos. Indicação: Livre.
20 horas – Fábrica dos Sonhos – Corpo Urbano em Movimento (Participação especial – destaque do Encontro de Dança 2013)
Livremente inspirado em obras de Tim Burton, o espetáculo revela um universo lúdico e um corpo que se expressa em meio a um espaço midiático. Dança Contemporânea. Concepção: Danilo Firmo. Duração: 40 minutos. Indicação: Livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário