quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Encontro De Dança De Guarulhos Começa Neste Fim De Semana No Teatro Adamastor

Encontro De Dança De Guarulhos Começa Neste Fim De Semana No Teatro Adamastor

Encontro De Dança De Guarulhos Começa Neste Fim De Semana No Teatro Adamastor

De 2 a 17 de agosto, a Secretaria de Cultura realiza no Teatro Adamastor Centro o Encontro de Dança de Guarulhos. O evento tem o objetivo de identificar e divulgar manifestações cênicas relativas à linguagem da dança, promovendo o intercâmbio entre os artistas e a comunidade com espetáculos para todos os públicos e workshops de dança, com entrada gratuita.A abertura do Encontro acontece neste sábado, às 19 horas, com a apresentação da performance “I-Moralidade”, da Escola Viva de Artes Cênicas, com concepção e interpretação do bailarino Tony Riber e orientação de Felipe Cirilo e Ana Lúcia Gouveia. Em seguida, às 20 horas, será apresentado o espetáculo convidado “Platô”, da InSaio Cia. de Arte.
O evento de dança terá a participação de companhias da cidade e alguns convidados, como o Coletivo Shop Suí, que apresenta os espetáculos “Black out” e “Meu doce estimado” no dia 8 de agosto, às 21 horas.

Encontro De Dança De Guarulhos Começa Neste Fim De Semana No Teatro Adamastor

Como parte do encontro será realizada a programação “Cena.com Partilha”, projeto da Cultura, que, em agosto, propõe ações formativas com partilhas de processos criativos de quatro companhias destacadas na edição 2013 do evento: Centro de Dança Yara Ciconi, Cia. Estável Selma Roth, Cia. Khalina Aymelek, e Corpo Urbano em Movimento.
O Encontro de Dança de Guarulhos 2014 terá mediação de Edson Santos e Fernanda Perniciotti e, sempre ao final de cada dia, as companhias realizarão bate-papos sobre os trabalhos apresentados.

Encontro De Dança De Guarulhos Começa Neste Fim De Semana No Teatro Adamastor

Confira a programação completa:

2 de agosto / sábado

Encontro De Dança De Guarulhos Começa Neste Fim De Semana No Teatro Adamastor

19 horas – I-moralidade – Escola Viva de Artes Cênicas (Participação especial)
Investiga a influência dos códigos morais que compõem a vida em sociedade, tendo como base as relações do trabalho, da religião e da educação. Dança Contemporânea. Duração: 15 minutos. Indicação: 12 anos. Concepção e interpretação: Tony Riber. Orientação: Felipe Cirilo e Ana Lúcia Gouveia.
20 horas – Platô – InSaio Cia. de Arte (Espetáculo convidado)
Corpos que se reencontram no tempo e no espaço. Trajetos que se acompanham por muito tempo, desviam e voltam a se tocar. Pensar as diferenças enquanto os caminhos são traçados. É no cruzamento da textura destes diversos discursos que delicadezas e memórias criam o desejo de outras perspectivas. Não se parte mais de onde parou. É preciso haver inversões, reversões, um outro tempo.“É no cume da montanha que o percurso começa.” (Michel Serres) Gênero: Dança Contemporânea. Duração: 50 minutos. Indicação: 14 anos. Direção: Cláudia Palma. Intérpretes: Armando Aurich e Claudia Palma.

3 de agosto / domingo

13 horas – Dança Árabe: um tributo ao Brasil – Cia. Dance’s Life
A dança do ventre foi trazida para o Brasil no final do século XIX pelos árabes, originários principalmente da Síria e do Líbano. A proposta da companhia é apresentar, através da dança do ventre, um espetáculo em que alia-se música, movimento, alegria, delicadeza e homenagem ao Brasil, pois trata-se de uma expressão poética do corpo que unirá tradições do Oriente Médio com raízes brasileiras. Gênero: Dança do Ventre. Duração: 20 minutos. Indicação: Livre. Coreógrafa: Andréia Praça.

16 horas – Por detrás da porta – Núcleo de Dança Luana Rodrigues
O espetáculo busca retratar possíveis fragilidades, medos e desejos que permeiam a vida íntima das pessoas e ilustra diferentes personalidades adotadas por estas, diferenciando a vida íntima da vida social. Gênero: Dança Contemporânea. Coreografia: Felipe Guedes. Direção: Luana Rodrigues. Duração: 25 minutos. Indicação: Livre.

16h30 – Entre oitos e shimmies: Caminhos da Dança do Ventre – Cia. Khalina Aymelek (Participação especial – Cia destaque do Encontro de Dança 2013)
A partir de uma mistura de coreografias modernas e antigas, a companhia pretende mostrar os caminhos que a dança do ventre percorreu desde as origens folclóricas até a contemporaneidade cênica. Gênero: Dança oriental cênica. Direção: Khalina Aymelek. Duração: 20 minutos. Indicação: Livre.

20 horas – Rincón de España – Estúdio Aliento
A companhia apresenta diversos ritimos de dança flamenca e canto pasodoble tradicional e contemporâneo. Gênero: Flamenco e Pasodoble. Direção: Aless Gutiérrez. Duração: 50 minutos. Indicação: Livre.
8 de agosto / sexta

21 horas – Black Out/ Meu Doce Estimado – Coletivo Shop Suí (espetáculo convidado)
O coletivo apresentará um espetáculo com duas coreografias diferentes: Black Out e Meu Doce Estimado. “Black Out” relata a tormentas de um ser nas últimas horas de sua existência. Já, “Meu Doce Estimado” fala sobre a relação entre dois indivíduos estagnados pela rotina e que encontram dificuldades de comunicação. Esta dificuldade os leva para um universo mais visceral, onde atitudes humanas e animais se perdem na realidade estabelecida. Gênero: Dança Contemporânea. Direção: Fernando Martins. Duração: 60 min Indicação: 12 anos.

9 de agosto / sábado

13 horas – Héstia Guardiã do Fogo Sagrado – Cia. Brilho do Sol
Héstia é a personificação grega do fogo sagrado. Cortejada pelos deuses, especialmente por Apolo e por Netuno, ela rejeitou todas as propostas amorosas e pediu ao irmão Zeus que protegesse sua virgindade. Gênero: Dança do Ventre. Direção: Andréia Marinelli. Duração: 45 minutos. Indicação: 14 anos.

16 horas – Cores da Ilusão – Cia. de Dança by Zaico
Um homem em conflito com seus sentimentos e tomado pela solidão busca entender suas origens e as origens da mulher amada. Gênero: Danças Ciganas. Coreografia e direção: Zanara. Duração: 30 minutos. Indicação: Livre.

18 horas – É o que tem pra hoje! – Cia. 3 + Um
Um exercício de dança que busca nas referências familiares argumentos que colaborem no diálogo entre anseios, desejos e responsabilidades que permeiam a realidade das intérpretes. Gênero: Dança Contemporânea. Direção: Ana Lúcia Gouveia. Duração: 20 minutos. Indicação: livre.

19 horas – Vai ser triste ao meio-dia – Grupo Metades
A partir da autobiografia do bailarino, uma sequência de fatos de seu cotidiano são postos a prova e seus sentimentos mais íntimos e secretos são revelados em apenas uma verdade: o amor. Gênero: Dança Contemporânea. Coreógrafo e bailarino: Hélio Lima. Duração: 20 minutos. Indicação: Livre.

21 horas – Débora, a batalha da vida – Cia. Estável Selma Roth (Participação especial – destaque do Encontro de Dança 2013)
O espetáculo traz a história de Débora, que segundo o livro bíblico Juízes, foi a primeira figura feminina a liderar um exército.. Gênero: Estilo Livre. Direção: Selma Roth. Duração: 25 minutos. Indicação: 12 anos.

15 de agosto / sexta

20 horas – Núcleo Isbá – Liceum de Dança de Guarulhos (Participação especial)
A valorização do folclore bielorrusso, por meio de um ballet que apresenta, em quatro atos, costumes típicos dessa comunidade. Gênero: Danças folclóricas da Bielorrússia. Direção: Nicolay Gregorovitch Chocianowicz. Duração: 60 minutos. Indicação: Livre.
16 de agosto / sábado

14 horas – Rainha Morta, ornamentos perecíveis – -1| Coletivo
Portugal. Século XIX. Pedro I e Inês de Castro protagonizam um enredo amoroso trágico permeado por disputas pelo poder. O fim trágico da narrativa desemboca no assassinato de Inês, transformando-a em uma Rainha póstuma. Gênero: Dança contemporânea. Concepção coletiva. Duração: 30 minutos. Indicação: Livre.

16 horas – Descendo o rio – Grupo Boilado
O grupo apresenta um espetáculo que mescla aspectos regionais do folclore brasileiro, com destaque para as lendas amazônicas do boi e do boto. Gênero: Danças folclóricas. Coreografia: Tais de Andrade. Duração: 25 minutos. Indicação: livre.

18 horas – A Cidade Desencantada – Núcleo Cênico OS4
As fases da vida e as formas de se despedir dela. As sensações sobre infância, juventude, fase adulta e velhice. Numa perspectiva diversificada, consideram-se as subjetividades da vida, com intuito de trazer ao espectador reflexões sobre questões existenciais. Gênero: Dança Contemporânea. Duração: 30 minutos. Indicação: Livre.

20 horas – Macondo – Cia. Khalina Aymelek
Por meio de uma simbiose corporal da dança cênica com as possibilidades melódicas da percussão erudita, a companhia aborda a solidão que permeia o universo das personagens que vivem isoladas na aldeia de Macondo, na obra “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Márquez. Gênero: Dança oriental cênica. Direção coreográfica: Khalina Aymelek.. Direção musical: Moisés Pantolfi. Duração: 30 minutos. Indicação: 14 anos.

17 de agosto / domingo

14 horas – Utopia – Cia. Insano Movimento
O espetáculo narra várias partes do sonho de um garoto, e representa através da dança um mundo lúdico de florescimento, loucura, anseios, dor e amor. Gênero: Dança Contemporânea. Direção: Matheus Pamplona. Duração: 45 minutos. Indicação: 12 anos.

16 horas – Id – Cia. de Dança Araci Guerra
O ego busca substituir o prazer irrestrito pelo princípio de realidade. Ele representa a razão oposta do Id, que é caracterizado pelas paixões. Gênero: Neoclássico / Contemporâneo. Direção: Araci Guerra. Duração: 20 minutos. Indicação: Livre. Direção: Araci Guerra.

18 horas – A Flauta Mágica – Centro de Dança Yara Ciconi (Participação especial – destaque do Encontro de Dança 2013)
Para conquistar os familiares de sua amada, Luke usa uma flauta mágica capaz para enfeitiçá-los, mas suas tentativas são frustradas e, revoltados, todos do vilarejo querem condená-lo à forca. Ballet Clássico. Direção Yara Ciconi. Duração: 60 minutos. Indicação: Livre.

20 horas – Fábrica dos Sonhos – Corpo Urbano em Movimento (Participação especial – destaque do Encontro de Dança 2013)
Livremente inspirado em obras de Tim Burton, o espetáculo revela um universo lúdico e um corpo que se expressa em meio a um espaço midiático. Dança Contemporânea. Concepção: Danilo Firmo. Duração: 40 minutos. Indicação: Livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário